SBT TV Rio is a informative regional TV channel. From 2012 it offers programs through the whole state through SBT Interior Nova Friburgo.

SBT Rio é uma emissora de televisão brasileira instalada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no canal 11 (24 UHF digital) e é uma emissora própria do SBT. A emissora mantém estúdios e escritórios no bairro de São Cristóvão, e seus transmissores estão no topo do Morro do Sumaré, no bairro do Rio Comprido.

A emissora entrou no ar em 14 de maio de 1976, com o nome de TVS, e foi membro da Rede de Emissoras Independentes até 1981, sendo a primeira concessão de TV adquirida pelo empresário Silvio Santos, cinco anos antes do Grupo Silvio Santos adquirir parte das concessões da Rede Tupi e formar a rede nacional que viria a ser o SBT.
História
Ver artigos principais: Sistema Brasileiro de Televisão e História da televisão no Brasil
Em 1975, o humorista Manuel de Nóbrega convence o empresário e apresentador Silvio Santos a participar de uma licitação do Governo Federal para a concessão do canal 11 VHF do Rio de Janeiro, licitação essa que foi vencida pelo empresário, e a primeira concessão de TV cedida a um artista de televisão. No mesmo ano, a futura emissora adquire um antigo galpão frigorífico localizado na Rua General Padilha, 134, em São Cristóvão, onde foram montados os primeiros estúdios do canal 11. No ano seguinte, Silvio participa de um leilão da massa falida da TV Continental, arrematando o antigo sistema irradiante da emissora. Apesar de baseada no Rio de Janeiro, suas instalações principais ficariam localizadas em São Paulo, onde o Grupo Silvio Santos mantinha um complexo de 4.000 m² que pertenceu a extinta TV Excelsior no bairro da Vila Guilherme, além do Teatro Manuel de Nóbrega, na Pompeia, onde Silvio fazia seus programas. O nome deste último foi dado em homenagem ao humorista, que faleceu em 17 de março de 1976, durante os preparativos para a inauguração da TVS, e seria seu futuro diretor, fazendo com que Silvio entregasse o cargo para Luciano Callegari. Ao todo, foram investidos pelo menos 60 milhões de cruzeiros na futura emissora.

A TVS (abreviação para TV Studios, ou TV Studios Silvio Santos) foi inaugurada na noite do dia 14 de maio de 1976, às 21h. De início, além de atrações comandadas pelo próprio Silvio Santos e outros apresentadores, a programação da emissora, que ia ao ar diariamente de 18h até meia-noite era composta por várias séries, desenhos animados e filmes, que eram exaustivamente exibidos mais de uma vez ao dia para preencher os horários. Somente em 1.º de junho de 1977, começou a haver uma diversificação da grade, através da exibição de telenovelas, pequenos telejornais e outras atrações. Nesse mesmo dia, a TVS inaugurou uma nova torre e transmissor, com potência efetiva de 270 kW, que ampliou a qualidade do sinal e de sua cobertura.

Em 1978, o Teatro Manuel de Nóbrega sofre um incêndio em São Paulo, fazendo com que Silvio Santos transferisse a produção do Programa Silvio Santos para o local onde funcionava o antigo Cine Sol, no bairro do Carandiru. Em 1979, a TVS compra o antigo Cine Fluminense, em frente ao Campo de São Cristóvão, que após uma série de reformas, foi adaptado para televisão e inaugurado em 1982, servindo também para abrigar a TV Record. O antigo galpão da Rua General Padilha continuou abrigando a TVS até o fim dos anos 80, quando passou a pertencer exclusivamente ao canal 9.

Em setembro de 1980, Silvio Santos e Adolpho Bloch participam da concorrência aberta em 23 de julho para as concessões da Rede Tupi e da TV Excelsior de São Paulo. Silvio conquista as concessões da Rede Tupi nas cidades de São Paulo (TV Tupi São Paulo), Porto Alegre (TV Piratini) e Belém (TV Marajoara), além do canal 9 do Rio de Janeiro, que foi da extinta TV Continental e passou a ser a TV Record. Em 19 de agosto de 1981, cinco anos após a fundação da TVS Rio de Janeiro, é criado o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), formado pelas emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém (estas duas últimas entrando no ar posteriormente) e uma série de afiliadas. A nova rede passou a ser encabeçada a partir de São Paulo, agregando a estrutura já existente que era da agora TVS Rio de Janeiro.

O canal 11 e as outras emissoras próprias do SBT continuaram a utilizar a marca TVS localmente até 1990, quando definitivamente só passam a utilizar o nome SBT — no caso do Rio, SBT Rio de Janeiro. Em 19 de agosto de 2012, quando o SBT completou 31 anos, a emissora simplificou seu nome, passando a se chamar apenas SBT Rio. Em 5 de novembro do mesmo ano, sua programação passou a ser transmitida para todo o estado do Rio de Janeiro, através do SBT Interior RJ de Nova Friburgo. Com isso, o SBT Rio tornou-se a central estadual. Em 2019, o nome SBT Rio deixa de existir e a emissora passa apenas a se chamar de SBT.

Em fevereiro de 2020, o SBT Rio anuncia que irá mudar seus estúdios para o Centro Empresarial Charles de Gaulle, na região do Castelo, no centro da cidade. A mudança orçada em R$ 8 milhões se dá em função dos problemas estruturais da atual sede da emissora, no Campo de São Cristovão, que vinha apresentando infiltrações e rachaduras. Uma vez no novo endereço, também serão agrupados os setores administrativo e comercial da emissora, localizados em um prédio separado na Rua General José Cristino, na mesma região.

Watch free live tv streaming online and live tv newsflash about breaking news, sports news, entertainment and movies.